sexta-feira, 7 de junho de 2013

Reunião da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias - CBBU

XXV CBBD – Florianópolis, 7 a 10 de Julho de 2013

Dia: 08/07/2013 – Local: Sala Ingleses

Programa
09:30h Abertura
Diretoria da CBBU
10:00h Palestra: Bibliotecas Universitárias e a sua atuação na avaliação de cursos do 
MEC/INEP
A biblioteca universitária e os processos de regulação do ensino superior (MEC/INEP): credenciamento e recredenciamento; autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. Legislação, instrumentos de avaliação (constantes mudanças), formulário eletrônico e visita in loco pela comissão de avaliadores ad hoc. A prática do bibliotecário nos processos e sua relação com a gestão das bibliotecas universitárias.
Objetivo: Contribuir para que os bibliotecários, atuantes em instituições de ensino superior, trabalhem com autonomia e segurança no que diz respeito aos processos avaliativos do MEC/INEP.
Palestrante: Mírian Queiroz Rocha
Bibliotecária e docente no ensino superior privado. Formação em Biblioteconomia e Documentação pela UNIRIO, pós-graduação na área de Educação/Ensino Superior. Diretora da Biblioteca Central do Centro Universitário do Norte Paulista. Atua na implantação e gestão de bibliotecas universitárias (BUs) desde 1989 e no desenvolvimento de projetos de informatização de acervos e serviços. Presta serviços de consultoria e assessoria, com ampla experiência no gerenciamento de processos de regulação do ensino superior privado: credenciamento e recredenciamento institucional, autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Ministra palestras e cursos (inclusive in company). Docente do Programa de Capacitação Técnica e Gerencial (cursos à distância FEBAB).
11:00h – Debates
11:45h – Relato do Encontro Regional de Bibliotecas Universitárias do Norte/Nordeste
Leonilha Lessa e Mirian Cris - UNIFOR
Ações da CBBU
12:30h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário